 |
Deputado Fábio Ramalho lidera a preferencia dos eleitores |
DATATEMPO: 70,8% dos eleitores não definiram voto para deputado federal em Minas
Percentual de indecisos na pesquisa espontânea para o cargo é maior do que para eleição de governador e presidente
A
mais recente pesquisa do instituto DATATEMPO aponta que 70,8% dos eleitores mineiros ainda não definiram em quem votarão para deputado federal na próxima eleição. O levantamento foi realizado entre os dias 15 e 20 de julho, ou seja, praticamente um mês antes do início da campanha eleitoral, que começa oficialmente em 16 de agosto.
O percentual de pessoas que não souberam ou não responderam em quem votariam para a Câmara dos Deputados na pesquisa espontânea está no mesmo patamar do registrado quando a mesma pergunta é feita aos entrevistados em relação
à eleição ao Senado (79,8%). Por outro lado, a indefinição é menor na eleição para governador (53,1%) e para presidente (22,3%).
“No geral, eleições para o Legislativo mobilizam menos os eleitores do que as eleições para o Executivo porque há pouca compreensão do papel dos cargos legislativos dentro do contexto político”, explica a analista DATATEMPO Bruna Assis. “Com pouco entendimento do ‘para que serve um deputado’, por exemplo, fica difícil para o eleitor se posicionar e indicar um nome que traduza seus interesses
O pré-candidato mais lembrado pelos entrevistados foi o deputado federal Fábio Ramalho (MDB), com 1% das citações, seguido do também deputado federal Paulo Guedes (PT), com 0,5%. veja o vídeo da pesquisa:
https://youtu.be/Tirfjmr5gAYEm seguida, são mencionados seis nomes, todos eles com 0,4%: Cleitinho Azevedo (PSC), Misael Varella (PSD), Rogério Correia (PT), Marcelo Freitas (União Brasil), Rafael Simões (União Brasil) e Wellington Prado (Pros).
Aécio Neves (PSDB), Diego Andrade (PSD), Emidinho Madeira (PL), Zé Vitor (PL), Newton Cardoso Jr (MDB) e Reginaldo Lopes (PT) têm 0,3% das citações.